Wal Disney e Mary Blair
Pesquisando um pouco, a gente consegue ver a importância dessa americana na história da Disney, e principalmente das atrações mais tradicionais dos parques.
Mary Blair (21 de outubro de 1911 - 26 julho de 1978), natural do estado de Oklahoma, era uma artista americana que ganhou destaque na produção de arte e animação para a Walt Disney Company.
No início de sua trajetória junto ao Walt Disney, Mary Blair trabalhou brevemente sobre a arte de Dumbo (tão famoso elefante que fica em frente ao Carrossel, e que possui longas filas), na primeira versão de A Dama e o Vagabundo, e uma segunda versão do Fantasia que não foi lançado até o final de 1990. (inclusive, estou com este filme para ver).
Depois de deixar o estúdio por um tempo curto em 1941, Mary viajou para a America do Sul com Walt e Lilian Disney e outros artistas em uma excursão de pesquisa, como parte do Programa de Boa Vizinhança do atual presidente Franklin Roosevelt. Durante essas viagens, Mary Lee e trabalhou no conceito de arte para o filmes de animação Saludos Amigos e The Three Caballeros (presentes em El Rio Del Tiempo no pavilhão Mexicano do Epcot).
O início dos anos 50 foi um tempo muito ocupado para os estúdios Disney, com pelo menos um filme de animação lançado quase todos os anos. Mary Blair participou diretamente das mais importantes produções de Walt, ganhando créditos como “Color Styling” em Cinderela (1950), Alice no Pais das Maravilhas (1951) e Peter Pan(1953). Seu conceito de arte é fortemente sentida nesses filmes, bem como em diversos cusrtas de animação que desenhou durante esse período.
Após a conclusão de Peter Pan, Mary pediu demissão da Disney e trabalhou como freelance designer gráfico e ilustradora, criando campanhas publicitárias para empresas norte americanas.
A pedido de Walt Disney, que dava extrema importância ao detalhe, e ao estilo de cor de Mary, ela começou a trabalhar na atração “Its a Small World”. A atração foi originalmente feita para compor o pavilhão patrocinado pela Pepsi-Cola na Feira Mundial de Nova York, em 1940. Após a feira, a atração foi levada para a Disneyland, e posteriormente para todos os parques da Disney pelo mundo, como Magic Kingdom , Disneyland em Tóquis, Paris e Hong Kong.
Mary também criou murais de arte para a Tomorrowland Promenade na Disneyland e um enorme projeto que continua a ser o ponto principal do Disney Contemporary Resort hotel no Walt Disney World , que foi concluído para a abertura do resort em 1971. Quando entra pelo Monorail dentro do hotel, sua arte fica visível para todas. Veja abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário