sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Curiosidades Legais Lilo & Stitch



Conforme prometido, vou listar algumas curiosidades que encontrei em um site chamado "Animations". Muito legal inclusive.

Estas curiosidades são do mesmo filme, Lilo & Stitch. Vou listar algumas de minhas prediletas!

- LILO & STITCH foi o segundo longa-metragem Disney a ser produzido pelos estúdios Disney da Florida, o mesmo responsável por MULAN (1998). Os estúdios de Burbank ficaram responsáveis apenas em animar uma das cenas e colorir os personagens pelo sistema CAPS

- É um dos únicos longa-metragens animados da Disney a ser baseado em uma história original. (não encontrei esta historia, e fiquei curioso de onde tiraram um extra terrestre desta historia real. Rs)

- O conceito inicial era de que a história se passasse no interior do Kansas, especificamente porque os produtores queriam uma cultura norte americana, eles precisavam de uma cidade pequena (depois de finalizarem MULAN, Sanders e DeBlois queriam passar longe de cenas com grandes multidões), e a idéia era fazer um filme com uma história simples e dirigida por um grupo de personagens.

- Na cena em que Lilo e Stitch estão vendo cartões com óculos 3D e Stitch enterra seu sorvete na cabeça de um cachorro, um dos cartões que podem ser vistos logo atrás deles é o do castelo da Cinderela, no parque da Walt Disney World na Florida.

- Como o filme é ambientado no cenário magnífico e exuberante do Havaí, os cineastas e um grupo de supervisores artísticos fizeram uma excursão de campo para registrar a incrível beleza natural das paisagens tropicais do arquipélago. Sanders, DeBlois, o diretor de arte Sluiter, o supervisor de cenários Stanton, o animador Andreas Deja e vários outros membros da equipe pegaram suas câmeras, pincéis e blocos de desenho e viajaram ao Havaí para duas semanas de estudos. A maior parte da visita foi passada na ilha de Kauai, onde a equipe fez mergulhos submarinos de baixa e alta profundidade, surfou e visitou locais como Hanalei, Hanapepe, a Costa Napali, Princeville e Ke’e Beach. O grupo passou vários dias nas praias e parques nacionais, observando a folhagem e a vegetação nativas, pedras vulcânicas, areias cor-de-laranja, águas turquesas, cadeias montanhosas imponentes e crepúsculos incríveis. Deja visitou uma escola havaiana onde se ensinam o idioma e a cultura locais. Durante a viagem, o grupo de direção de arte e de desenvolvimento visual fizeram diversos desenhos das paisagens e da arquitetura local que seriam usados de inspiração para os cenários e situações vistas no filme.

- Quase todas cenas que mostram as paisagens havaianas no filme são locações reconhecíveis no Havaí. Isso pode ser percebido principalmente nas cenas em que Stitch e Lilo andam de bicicleta ao redor da ilha e durante o final.

- Cerca de 150 meninas foram ouvidas na procura pela voz de Lilo. Os produtores procuravam alguém que tivesse a comédia da personagem, mas, mais importante, tivesse o lado sombrio dela. Essas duas qualidades foram encontradas em Daveigh Chase, uma talentosa menina de então 11 anos. Sanders lembra que “ela tinha uma personalidade diferente e ia dizendo instintivamente certas falas que atingiam exatamente a nota certa. Acho que, no ato, percebemos que havíamos encontrado nossa Lilo”.

- A cena da perseguição das naves teve de ser modificada devido aos ataques terroristas de 11 de setembro: no lugar da nave de Jumba, haveria um avião jumbo seqà¼estrado pelos protagonistas e, onde atualmente estão as montanhas, seriam os prédios da cidade de Holonu. O produtor Clark Spencer conta: “Basicamente, nós tiramos o que era um avião e o transformamos em uma nave espacial. Fomos capazes de manter muita da mesma animação e muitos dos mesmos movimentos que já haviam sido coreografados para aquela sequencia. Tivemos sorte porque nunca tínhamos explicado como Jumba e Pleakley chegaram na Terra, assim, eles poderiam voltar para a nave espacial que estava escondida na floresta, e o resto poderia acontecer dali.”

- Uma referência a DUMBO é feita durante o filme, já que este foi o ultimo filme do estúdio antes de LILO & STITCH a ter seus cenários pintados em aquarela. O boneco do personagem pode ser visto no quarto de Lilo, em frente a uma prancheta de desenhos.

- LILO & STITCH apresenta mais canções de Elvis do que os próprios filmes do cantor.

- Durante a sequencia inicial do julgamento de Jumba, um Mickey escondido pode ser visto na plataforma do personagem. Na mesma cena, quando Stitch lambe a redoma que o mantém preso, a baba no vidro começa a escorrer e forma o famoso ‘D’ do logo Disney.

- Nas placas de todos os carros do filme (VW, Nani, Cobra Bubbles, bombeiros) lê-se A113. O mesmo ocorre com a placa do Sr. Davis em TOY STORY (1995) e muitos outros filmes Disney e Pixar. É uma referência ao número de uma sala no Califórnia Institute of the Arts, onde muitos dos animadores das duas empresas foram educados.

- Mickey Mouse pode ser visto numa das fotos do mural de Lilo, na cena em que a menina leva Stitch ao seu quarto pela primeira vez.

- A cena em que Stitch anda por um caminho após deixar Lilo foi tirada de uma mesma cena do curta Disney de 1939 O PATINHO FEIO. As ilustrações no livro de história também são inspiradas no desenho.

- Perto do final, o painel de rastreamento que o Capitão Gantu utiliza para rastrear a localização de Stitch nas ilhas havaianas é o ícone do parque EPCOT na Walt Disney World, a Spaceship Earth.

- A Disney promoveu o filme utilizando trailers em que Stitch invade uma série de seus filmes clássicos: A BELA E A FERA, onde o personagem faz o castiçal do salão de baile desabar em cima dos protagonistas; ALADDIN, em que Stitch aparece em sua nave para roubar a princesa Jasmine de Aladdin; A PEQUENA SEREIA, no qual o alienígena surge surfando em uma onda que quebra sob Ariel; e O REI LEÃO, onde ele toma o lugar de Simba durante a apresentação na Pedra do Orgulho.

Muito bom!

Um comentário:

  1. Duds! O stich foi inspirado num bulldog francês igual aos meus destruidores rs! Do desenhista do filme! beijos mil o blog ta otimo1 estou indo para Disney terca comemorar os 10 anos! vamos??? rs beijos manu romano

    ResponderExcluir